
Apenas faça
Além das novas ferramentas – que você vai conhecer em instantes – a equipe do Photoshop também passa boa parte de seu tempo trabalhando nas pequenas características exigidas por quem depende do aplicativo. Essa é a filosofia do Just do it, que leva até à equipe de programação os pedidos e reclamações dos usuários do Photoshop.Além do horizonte
Imagens com enquadramento “torto”, em que o horizonte aparece inclinado, são estranhas, já que é difícil relacionar uma paisagem com o lugar onde a foto foi tirada, graças ao ângulo artificial existente nela.Até a versão CS4, usuários do Photoshop precisam trabalhar com ferramentas de transformação e recorte até ajustar o enquadramento em uma posição realmente horizontal. Essas mesmas fotos são muitas vezes recusadas devido à estranheza da visualização, ficando fora do álbum de retratos da viagem de férias, por exemplo.
O novo Photoshop traz, em sua ferramenta régua, uma função especial, em que basta o usuário mostrar ao programa onde está o horizonte – com uma reta simples – e o próprio software corrige o enquadramento, em angulação e recorte, da imagem, deixando-a na posição correta automaticamente.
Os resultados que a equipe de desenvolvimento do Photoshop obtêm em seus momentos Just do it podem parecer irrelevantes quando comparados com o que será mostrado a seguir, mas tenha certeza que cada um desses avanços facilita a utilização do aplicativo.
Com o aumento contínuo do número de funções e ferramentas inclusos no Photoshop, novos usuários enfrentam momentos de desespero até conseguir o resultado necessário. As pequenas adaptações criadas a partir do feedback público procuram manter a complexidade de utilização do programa em níveis aceitáveis, para que mais pessoas se interessem em começar a utilizá-lo e, assim, tornem-se consumidores deste produto e seus parentes.
Um bom exemplo vem do avanço tecnológico das câmeras digitais. Muitos modelos recentes são capazes de capturar imagens com cores em 16-bits, impossíveis de salvar em JPG, um dos principais formatos de imagem na internet, que só aceita 8-bits de informação de cor.

O mesmo não acontece no CS5. Para agilizar o processo e tirar do usuário a preocupação com algo tão pequeno quanto um downsampling (ou redução de amostragem) de cor – que sempre é feito de forma automática –, o programa passará a ter um roteiro interno automático para, quando o usuário tentar salvar uma imagem 16-bits em JPG, reduzir a profundidade de cor da imagem.
Quebrando barreiras
Várias atividades comuns durante a utilização do Photoshop foram adaptadas – criativamente – pelos usuários. Assim, ferramentas relativamente simples do programa tornaram-se instrumentos na criação de arte e beleza nas mãos e mouses dos manipuladores de imagem.Sem dúvida uma das principais características que permitiram ao Photoshop se tornar a potência que é hoje foi a utilização de camadas. Usar essas múltiplas “folhas” em qualquer imagem permite a adição de efeitos e objetos, além de facilitar a organização do trabalho.
A partir do Creative Suite 5, as camadas receberam um pequeno upgrade que, para sua utilização normal pode até não significar muito, mas na hora de trabalhar a sério chega a economizar horas de operação.
Pintura digital
No primeiro artigo sobre a Creative Suite 5 você conheceu os pincéis artísticos incluídos na nova versão do Photoshop. Para os artistas digitais que procuram reproduzir os efeitos de tinta e pincel na tela do computador, as atualizações do CS5 trarão ainda mais facilidade.Elas abordam desde novas maneiras de trabalhar com cor – como o color picker, que passa a ser chamado através de atalhos de teclado – até novidades na interação com os pincéis artísticos, definindo tamanho e dureza dos pelos do pincel através de gestos do mouse.
Escolhendo bem
Sem as ferramentas de seleção é praticamente impossível conseguir os resultados impressionantes da publicidade atual. A combinação de seleções funcionais e camadas permite que um usuário criativo – e experiente – invente novos planetas, produtos inéditos e até mesmo pessoas que nunca nasceram.Mesmo as seleções mais avançadas da Creative Suite 4 ainda não conseguem lidar bem com cabelos e outras áreas de margens difusas. Tanto isso é verdade que existem diversas técnicas para se melhorar o resultado de seleções de recorte em pelos e cabelos, sendo que cada manipulador tem seu método favorito.
“Automagicamente”
Que o Photoshop permite que o inexistente e o inacreditável tome forma e pareça real, todo mundo sabe. Agora a versão CS5 do aplicativo promete entregar muito mais do que isso ao retirar boa parte do esforço necessário para a realização de alguns efeitos bastante complexos.No primeiro artigo sobre a nova suíte gráfica da Adobe você conheceu o PatchMatch, capaz de preencher áreas da fotografia a partir de referências na própria imagem. O vídeo mais recente no preview do Photoshop mostrou mais um uso interessante da ferramenta. Desta vez, ao invés de recompor uma imagem, o PatchMatch é usado para facilitar e acelerar o tratamento da foto.
A limpeza de objetos indesejados em uma cena e até mesmo a alteração profunda de um cenário tornam-se questão de uma seleção e a ativação da ferramenta content-aware fill (preenchimento consciente do conteúdo).
Além da remoção da nuvem, seria necessário reconstruir o degradé do azul celeste, acertando em toda a extensão da seleção as cores individuais, praticamente pixel a pixel. Com o PatchMatch a coisa toda fica tão simples que basta apertar um botão.
Conhecimento é tudo
Apesar de as ferramentas da nova versão do Photoshop – que será apresentada em abril, segundo o blog CS5 – facilitarem muito a vida de quem trata ou manipula imagens, nenhum desses processos substitui o talento e a criatividade de quem os está aplicando.Por mais completo que um aplicativo seja, o resultado obtido com ele só é tão bom quanto a ideia de quem o opera. Além disso, mesmo os recursos que facilitam a vida do usuário exigem um mínimo de conhecimento – sobre o software e sobre tratamento e imagem – para maximizar a qualidade do resultado.
Ou seja, o Photoshop é uma ferramenta. Poderosa, excitante e impressionante, sem dúvidas, porém ainda depende de um operador, de alguém que saiba fazê-lo funcionar. Fotógrafos, ilustradores e artistas digitais continuam sendo tão necessários quanto em qualquer outro momento, porém agora com chances maiores de usar seu tempo em outras partes de suas atividades, e não o perdendo aplicando efeitos de maneira mecânica.
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